sábado, 27 de agosto de 2016

Reiki para crianças hiperactivas

Reiki para crianças hiperactivas

Falta de concentração, agitação, reacções intensas, emoções descontroladas, insatisfação e alguns problemas de comunicação podem ser sinais de uma criança hiperactiva. Um diagnóstico destes apenas pode ser feito pela especialidade médica mas, numa perspectiva do cuidado integral da pessoa, o Reiki pode dar uma resposta válida. Reiki para crianças hiperactivas é uma opção quando temos uma abordagem holística e pretendemos trabalhar com a criança de uma forma natural e complementar ao seu tratamento médico.

Tratamento de Reiki para crianças hiperactivas

Reiki não funciona segundo fórmulas matemáticas ou químicas. A energia é ainda algo de muito desconhecido para nós, pelo que temos que nos basear em muito do que o byosen (o sentir) e o Reiji-ho (a intuição) nos diz. A sensação aliada à intuição poderá indicar formas para o tratamento no momento. Não nos podemos esquecer de aliar os cinco princípios – só por hoje, por isso, cada tratamento é único, é para o momento, para o tratamento da causa e dos efeitos. Ao fazer um tratamento de Reiki para crianças hiperactivas, o terapeuta terá que estar com a sua percepção bem desenvolvida. «O que me transmitem as mãos em cada posição? O que há de ligação ou falta de ligação energética? Qual o chakra dominante na criança, qual o mais necessitado?»

Os cinco princípios

Reiki tem algo de fundamental que traz a verdadeira transformação – os cinco princípios. Partilhar estes princípios com a criança a ser tratada, poderá trazer toda uma nova comunicação e desenvolvimento terapêutico. Por exemplo, em cada sessão, trabalhar um princípio e dar esse princípio para ser trabalhado entre sessões, criativamente. Com desenhos, com formas, com o que a criança sentir. Para isto, também o terapeuta terá que já ter vivenciado os princípios e tido as suas experiências transformadoras.

Técnicas de reiki no tratamento

Além do byosen, a sensação das desarmonias e do reiji-ho, o trabalho da intuição, o terapeuta pode aplicar as seguintes técnicas, caso lhe façam sentido, no percurso terapêutico:
  • Nentasu, para mudar os padrões de pensamento
  • Seiheki Chiryo, para trabalhar os aspectos emocionais
  • Hesso Chiryo, desintoxicação
  • Gedoku Chiryo, desintoxicação, harmonização.

Alguns pontos de tratamento específico

O terapeuta decidirá como realizar o tratamento dependendo da energia da criança, no momento. Cada sessão é única, cada terapeuta é único. Estes pontos podemos considerar como extra num tratamento completo.
  • Avaliar os canais energéticos, onde pode haver bloqueio, excesso ou mesmo interrupção?
  • Avaliar se há uma ligação correcta entre o chakra da coroa e cardíaco, se não houver, onde falta essa ligação?
  • Trabalhar o enraizamento na criança
  • Avaliar a tristeza e o seu poder pessoal
  • As cinco posições tradicionais do Mestre Usui, pois foca muito o tratamento da cabeça
  • Terceira visão
  • Coroa e terceira visão
  • Coroa e chakra cardíaco
A criança pode (deve) participar no tratamento, para isso, é imaginar como um rio que entra dentro dela e lhe traz serenidade, ou outras técnicas visuais que a poderão auxiliar-se a descontrair e a usufruir do tratamento. A criança deve também estar à vontade para falar, isso poderá ser perturbador para o terapeuta mas com a prática, o mesmo perceberá que a energia flui e que é importante a criança comunicar. Pode até ser desenvolvida uma história com a criança 

Não esquecer dos pais

Integrar os pais nos tratamentos de Reiki (ou até na aprendizagem) poderá ser importante. Por um lado, compreenderão a dimensão que está a ser tratada no seu filho, por outro lado, estarão também a harmonizar todo o desgaste, muitas vezes impensável, ao qual estão submetidos. A aprendizagem de Reiki poderá ajudar na integração familiar, na capacidade de reacção positiva às situações de hiperactividade além com a capacidade de autocura, autotratamento, poderão praticar em conjunto, auxiliar nas dúvidas ou ainda, participar no percurso terapêutico colocando também as mãos na criança para que atinja harmonia.

João Magalhães
 Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

O QUE É REIKI E O QUE NÃO É REIKI



Reiki é energia e o seu sentir é feito interiormente. Muitas são as explicações, muitas são as aplicações. Com tal simplicidade, eficácia e integração em muitas outras terapias, medicinas e crenças, surgem fronteiras cinzentas sobre o que Reiki é e o que Reiki não é.
Com este artigo pretendemos resumir, na forma comparativa, o que é Reiki e o que não é Reiki. Mostraremos a perspetiva enquanto Terapia Complementar, o caminho enquanto filosofia de vida e uma abordagem à sua história.

O que é Reiki – Uma terapia complementar e integrativa

Reiki é uma terapia complementar, no âmbito das Terapias e Medicinas de Campo Bio Energético, na qual o Reiki está inserido segundo o conceito da nccam – National Center for Complementary and Alternative Medicine, que é uma Agência dos EUA, dedicada à explicação rigorosa sob o prisma da ciência, das Medicinas Complementares e Alternativas.
Esta terapia é realizada através de um toque suave ou a uma curta distância do corpo do paciente, seguindo um rigoroso código de ética sendo transmitida a “Energia Universal” (Reiki) para as zonas mais necessitadas da pessoa. Esta é uma terapia complementar, ou seja, trabalha em conjunto com todas as Medicinas e outras Terapias, nunca invalidando ou substituindo qualquer uma delas.
O método Reiki visa realinhar o fluxo de energia vital, trazendo o equilíbrio energético ao corpo e uma sensação de bem-estar geral, conforme é ilustrado pela GALE ENCYCLOPEDIA OF ALTERNATIVE MEDICINE. Reiki é também uma terapia profilática, levando o praticante ou o utente a encontrar o seu equilíbrio vital, auxiliando-o a reagir melhor às condições propícias à doença e é, também, um excelente suporte para cuidados paliativos.
O Reiki tem vindo a ser integrado em vários hospitais no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, como uma terapia complementar. No Hospital de Hadfort o Reiki é definido como uma técnica japonesa de para redução de stress e relaxamento, que compreende que tudo no Universo é feito de energia e que a mesma flui à nossa volta e dentro de nós. O Programa de Voluntários de Reiki do HOSPITAL de HARTFORD recebeu as honras do prémio “ASDVS Extraordinary Program”. Em Portugal, foi realizado um estudo de 2 anos, no Hospital São João do Porto, a utentes oncológicos, pela Enfermeira e mestre de Reiki Zilda Alarcão.

Como funciona o Reiki

O Reiki por si não cura. O efeito do Reiki é o de aumentar a capacidade autocurativa da pessoa. Tal pode ocorrer nas seguintes formas:
  • Produzindo um profundo estado de relaxação que pode aliviar o stress que sofre, como consequência da sua enfermidade
  • Aumentar as defesas do corpo de modo a que ajude a superar, por exemplo, uma infeção, estimulando o seu sistema imunológico
  • Aliviar estados de depressão e cansaço
  • Eliminar ou reduzir os efeitos secundários de fármacos, sobretudo da quimioterapia
  • Acelerar a eliminação de toxinas
  • Reduzir a ansiedade
  • Aumentar a sua capacidade de recuperação depois de uma intervenção cirúrgica, ou doença

Como se aplica um tratamento de Reiki

  • Pode ser aplicado ao paciente estando ele sentado ou deitado, sempre com a roupa vestida
  • O praticante passa as suas mãos sobre o paciente em determinadas posições, sem exercer pressão ou manipulação de algum tipo
  • O praticante pode pousar as suas mãos em pontos que o paciente peça, caso tenha dores mas seguindo um rigoroso código de ética
  • As sessões podem durar entre 30 minutos e 1 hora e meia, dependendo das necessidades do paciente.
João Magalhães

BYOSEN – TÉCNICA REIKI PARA A COMPREENSÃO DAS SENSAÇÕES NAS MÃOS

Na prática de Reiki é muito comum haver sensações nas palmas das mãos, com o fluir da energia. Essas sensações são representações do estado energético da pessoa que está a ser tratada, quer seja outro ou quer sejamos nós no auto-tratamento. Como já foi dito não realizamos um diagnóstico médico, longe disso mas, realizamos uma avaliação energética!
Essa avaliação energética tem um conjunto de representações às quais o Mestre Usui chamava “Byosen”, ou “acumulação de doença”. Esta avaliação é resultante das posições que vamos executando ao longo do corpo do receptor (ou do nosso próprio),  Hoje em dia aprendemos um protocolo de 12 ou 15 posições de tratamento, que mapeiam a cabeça, articulações e os nossos chakras principais ou glândulas endócrinas. Sabemos que no início, o Mestre Usui ensinava algo de bastante mais simples – Tratar da cabeça (a fonte de todos os nossos problemas) e depois da zona afectada. 

Os vários tipos de Byosen

Onnetsu 温熱 – Calor/Febre
Sentimos este calor quando as mãos são colocadas numa zona que esteja rígida, tensa, ou com ligeira deficiência de energia no corpo do receptor. Este calor é ligeiramente superior à temperatura do corpo.
Atsui Onnetsu 熱い温熱– Calor Intenso – a zona necessita de energia. As mãos podem fica quentes, muito quentes, pode até dar a sensação de todo o corpo estar a aquecer.
Piri Piri Kan ぴりぴり感 – Sensação de formigueiro se a tensão e rigidez do corpo for mais séria, tem-se a sensação de formigueiro nas palmas e nas pontas dos dedos.
Hibiki 響き– Pulso, Eco
Hibiki é uma sensação tipo “pulso”, que indica que a energia está a estimular os vasos sanguíneos, causando contracção e expansão. Neste ponto o sangue começa a circular com maior fluidez. Pode ser algo como uma infecção, cansaço profundo, irritabilidade ou início de algum distúrbio energético na pessoa que poderá originar doença física
Itami 痛み– Dor
Itami e uma sensação de dor nas mãos que nos indica que o estado do Byosen, do receptor e critico. Quanto mais grave o estado, mais dor pode gerar. A dor pode passar para a parte superior das mãos, pulsos, cotovelos, ombros.
Isto não significa que estão a absorver energia negativa do receptor, esse fenómeno não e possível de acontecer com o Reiki no entanto, devem afastar as mãos de qualquer desconforto, sacudir, verificar a ligação o Reiki e voltar ao tratamento, por exemplo, começando das extremidades para o centro da questão.
Samui 寒い –  Frio
Bloqueio do chakra, consciente ou inconsciente, pode estar associado a um trauma. (Este byosen não faz parte do conjunto inicial de cinco, no entanto, é uma sensação que por vezes é sentida e como tal deve ser esclarecida).
Deixamos a ressalva que estas técnicas devem ser realizadas por um Mestre que as saiba explicar e o seu sentido está enquadrado dentro da prática e filosofia de vida do Reiki.
João Magalhães

terça-feira, 16 de agosto de 2016

What is Reiki?

Reiki is a Japanese technique for stress reduction and relaxation that also promotes healing. It is administered by "laying on hands" and is based on the idea that an unseen "life force energy" flows through us and is what causes us to be alive. If one's "life force energy" is low, then we are more likely to get sick or feel stress, and if it is high, we are more capable of being happy and healthy.


The word Reiki is made of two Japanese words - Rei which means "God's Wisdom or the Higher Power" and Ki which is "life force energy". So Reiki is actually "spiritually guided life force energy."
A treatment feels like a wonderful glowing radiance that flows through and around you. Reiki treats the whole person including body, emotions, mind and spirit creating many beneficial effects that include relaxation and feelings of peace, security and wellbeing. Many have reported miraculous results.
Reiki is a simple, natural and safe method of spiritual healing and self-improvement that everyone can use. It has been effective in helping virtually every known illness and malady and always creates a beneficial effect. It also works in conjunction with all other medical or therapeutic techniques to relieve side effects and promote recovery.


An amazingly simple technique to learn, the ability to use Reiki is not taught in the usual sense, but is transferred to the student during a Reiki class. This ability is passed on during an "attunement" given by a Reiki master and allows the student to tap into an unlimited supply of "life force energy" to improve one's health and enhance the quality of life.
Its use is not dependent on one's intellectual capacity or spiritual development and therefore is available to everyone. It has been successfully taught to thousands of people of all ages and backgrounds.
While Reiki is spiritual in nature, it is not a religion. It has no dogma, and there is nothing you must believe in order to learn and use Reiki. In fact, Reiki is not dependent on belief at all and will work whether you believe in it or not. Because Reiki comes from God, many people find that using Reiki puts them more in touch with the experience of their religion rather than having only an intellectual concept of it.
While Reiki is not a religion, it is still important to live and act in a way that promotes harmony with others. Mikao Usui, the founder of the Reiki system of natural healing, recommended that one practice certain simple ethical ideals to promote peace and harmony, which are nearly universal across all cultures.



During a meditation several years after developing Reiki, Mikao Usui decided to add the Reiki Ideals to the practice of Reiki. The Ideals came in part from the five prinicples of the Meiji emperor of Japan whom Mikao Usui admired. The Ideals were developed to add spiritual balance to Usui Reiki. Their purpose is to help people realize that healing the spirit by consciously deciding to improve oneself is a necessary part of the Reiki healing experience. In order for the Reiki healing energies to have lasting results, the client must accept responsibility for her or his healing and take an active part in it. Therefore, the Usui system of Reiki is more than the use of the Reiki energy. It must also include an active commitment to improve oneself in order for it to be a complete system. The ideals are both guidelines for living a gracious life and virtues worthy of practice for their inherent value.
The secret art of inviting happiness
The miraculous medicine of all diseases
Just for today, do not anger
Do not worry and be filled with gratitude
Devote yourself to your work. Be kind to people.
Every morning and evening, join your hands in prayer.
Pray these words to your heart
and chant these words with your mouth
Usui Reiki Treatment for the improvement of body and mind
The founder , Usui Mikao
Reiki classes are taught all over the country and in many parts of the world.

"Live a Meaningful Life" 


segunda-feira, 15 de agosto de 2016

O que é Reiki Xamânico?

 Reiki Xamânico é muito parecido com o Reiki Usui nas técnicas e na forma. “A diferença ocorre de onde vem a energia canalizada. O Reiki Usui vem dos mestres Reiki, e o Xamânico, que também pode ser chamado de Ama Deus, vem da Divindade Tupã e da mãe natureza”, destaca.
Eduardo Cardoso reforça que o Reiki Xamânico também é uma terapia baseada na canalização da energia universal através da imposição de mãos (assim como o tradicional). “A diferença é que o ritual xamânico é baseado em vivências indígenas e tribais, provenientes de tradições milenares. O objetivo é restabelecer o equilíbrio energético vital de quem recebe”

O Reiki Xamânico é um sistema independente e foi desenvolvido para levar às pessoas novos conhecimentos, práticas e técnicas de cura, através da energia Reiki, da energia Xamã (relacionada aos 4 elementos, e da cultura de nossos antepassados), dos símbolos de cura e da conexão com a vibração cósmica dos Mestres e Hierarquias de Luz.


Nunca experimentou o Reiki ? saiba o que esperar em poucas palavras

Para aqueles que nunca experimentaram Reiki deixe-me explicar, em poucas palavras, o que devem esperar ao seguir um tratamento regular:



Reiki é uma massagem diferente, na qual o paciente pode ficar completamente vestido. Reiki penetra até através de plástico, gesso, metais, etc. 

Diferente de massagem, Reiki não precisa de nenhuma manipulação de tecido ou músculos. O Terapeuta Reiki simplesmente coloca a sua mão gentil e cuidadosamente, em diferentes partes do corpo, geralmente começando pela cabeça. Cada posição leva de 4 a 5 minutos e, em algumas áreas, leva mais tempo. É comum o paciente sentir a sensação de calor fluindo das mãos do terapeuta.

Muitas pessoas sentem relaxamento profundo. Os que conhecem meditação dizem que entram em profundo estado de meditação. A mente acalma, a respiração diminui, um sentimento de bem-estar os envolve. Algumas pessoas dizem sentir um sentido maior de percepção. Fisiologicamente, 1 hora de Reiki equivale a 4 horas de sono. Somente este fato torna o Reiki um dos maiores aliviadores do “stress” que conhecemos. 
Seu uso regular aumenta a vitalidade e bem-estar e um sentimento de paz interior. Acelera e promove o processo humano de cada tecido do corpo. Em resumo, Reiki é capaz de melhorar a qualidade de nossa vida em um grau incrível.






Bocas caladas mentes barulhentas

Bocas caladas mentes barulhentas ?


Encontrei um texto e gostaria de compartilhar com todos....

Costumo dizer que não sou especialista em nada, mas curioso, estudioso de tudo. E nas crônicas que escrevo,  relato situações minhas e de outras pessoas, sem apontar nomes para evitar constrangimento. Participei há alguns anos atrás de uma prática do silêncio numa filosofia, da qual fiz parte, durante dezoito anos, não participo mais, mas aprendi  muito, me ajudaram . Na ocasião em silêncio, transcrevendo a sutra, a mente fez um barulhão insuportável. Trouxe lembranças, mexeu com sentimentos antigos, medos e as emoções das mais variadas. Foi uma limpeza que só vendo pra acreditar. Esta prática na ocasião, me fez arrumar as malas para ir embora, não fui por que a noite não tinha como, no outro dia acordei atrasado e a cabeça e o coração em desalinho.
Sempre tive muito medo de cobra, e ainda tenho algumas restrições, mas naquela ocasião, propus a minha reconciliação com as cobras, respeito e uma boa distância, afinal, são seres que agem sob situações de risco e autodefesa. Que bom que nunca houve nenhum incidente, agora sempre peço licença aos espíritos que cuidam da natureza, desta forma sou protegido. Aprendi com outros mestres, que pra aquietar a mente, podemos falar palavras sem nexo, sem sentido pra descarregar a mente, sílabas soltas pra aliviar o barulho mental, e funciona muito bem. Naqueles momentos em que a mente traz muitas “sugestões” e a cabeça pira, é a hora de usar esta técnica, é alivio imediato.
Têm se falado ultimamente no desabafo, dividir com as outras pessoas os nossos problemas e que isto alivia o coração. Santo  remédio, apenas acho que não devemos fazer isto com qualquer pessoa em qualquer lugar, pra não se expor de forma indevida, nem todos são discretos e respeitosos.
Ao verbalizar também é válido refletir antes de abrir a boca, conteúdo, nível de voz, ainda a hora de parar e o quanto falar. Gente que fala de mais é chata.
Não fique muito calado, pra que a sua mente não resolva “falar” por  você e por ela ao mesmo tempo, 
isto dá uma barulhão que você não suportará.

 Portanto, busquemos o equilíbrio também entre o falar e o calar
Continue respirando…¨

Paulo Sergio Santos

sábado, 13 de agosto de 2016

A 15 de Agosto comemoramos o Dia Internacional do Reiki

 Esta data comemorativa do nascimento de Mikao Usui (15 de Agosto de 1865), criador do Usui Reiki Ryoho, tem como objectivo um tempo de encontro e partilha entre todos os praticantes de Reiki, independentemente do nível, escola ou sistema de aprendizagem. É um dia de lembrança, de prática de Amor Incondicional, é um tempo de meditação e convívio, de alegria e sabedoria. Este é também um dia de agradecimento, pois sem a sabedoria do Mestre Usui, hoje não poderíamos praticar Reiki, algo que está disponível para todos.
Ideias para este dia:
  • Promove entre todos os praticantes que conheces até algo como uma pequena meditação colectiva ou individual, o importante será todos agradecerem este dia e partilharem Reiki;
  • Fazer um dia de partilhas, poderá até sendo com outras disciplinas ou fazendo parcerias com espaços  actividades para que se possa criar um dia diferente para todos;
  • Reflexões com os poemas do Imperador Meiji e com os cinco princípios;
  • Meditação;
  • Partilha de Reiki, tratamentos uns aos outros…
Comemora com muita alegria a energia Universal .... 

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

As Sete Leis de Cura através do REIKI

O processo de cura completa-se quando o paciente se torna capaz de aceitar, espontaneamente e com amor, o talento oculto, a ajuda e o potencial disponível para mais felicidade, que vem de sua sombra e da enfermidade, é quando está em condições de fazer um uso criativo e construtivo de seu estado, tanto para seu próprio bem-estar, quanto para o do mundo que o rodeia, de forma significativa e holística. A enfermidade, ou seja, o dispositivo usado pelo seu corpo para dizer “desenvolva-se”, agora tornou-se supérfluo. No nível físico, ocorre o conhecido fenómeno da “reação curativa”. Então, num primeiro momento há uma “mudança inicial para pior” e o “processo de desintoxicação”, para que o corpo leve toda energia para as áreas afetadas e elimine todas as toxinas, de modo que todo o organismo possa funcionar com perfeição.

1) Reiki nunca pode ser imposto a uma pessoa. A eficiência do Reiki é independente, na maioria das vezes, da fé ou da vontade consciente do paciente que está sendo tratado. No entanto, em alguns casos o acesso a uma determinada área do corpo, alma ou espírito, esteja negado para energia Reiki ou ela só possa ser aceita após um longo período de tratamento, até que a aceitação seja plena para que, então, haja reação na área.

2) Reiki não intervém diretamente no corpo; apenas o estimula a perceber amplamente suas funções naturais, através dos chakras.

3) Reiki estimula o potencial de desenvolvimento do corpo e manutenção da vida, para que o paciente vivencie sua própria criatividade.

4) Quanto mais a enfermidade estiver no interior da psique, mais o paciente deve estar conscientemente envolvido e motivado em direção à mudança e a cura.

5) A libertação de espaços na mente e vivacidade corporal aumentam o efeito do Reiki. Significa que tratamentos psicoterapêuticos, aromoterapia, cromoterapia e outros sistemas holísticos de cura são úteis na criação de condições ideais para aplicação de Reiki.

6) A cura em nível emocional através de Reiki acontece em três estágios:
a) Consciência – geralmente está conectada ao medo, à dor e ao sofrimento;
b) Decisão – manter uma atitude mais firme e realista em relação a vida;
c) Conhecimento – força motriz que despertam aspectos inconscientes da personalidade e recursos que dão disposição para ação e melhorias na qualidade de vida.

7) Reiki não pode curar o que já foi destruído por completo.



Trechos do livro Reiki para primeiros socorros, do autor Walter Lübeck.

Nível 3 de Reiki - Shinpiden – a realização.

ENQUADRAMENTO 

Com o nível III conclui-se a formação básica em Reiki. Não obstante se designar de "Mestrado", um verdadeiro Mestre de Reiki é aquele que, após obter a certificação neste nível, não mais pára de praticar e aprender. É aquele que realmente se põe ao serviço dos outros. À medida que cresce em conhecimentos e que se potencializam cada vez mais as suas capacidades terapêuticas, aumenta proporcional e exponencialmente a sua responsabilidade de Amor, Sabedoria e Compaixão para com todos os Seres. 

Este grau divide-se em 2 fases: 
- Shinpiden, o Mestre de si Mesmo (3-A) 
- Gokukaiden, o Mestre de outros (3-B) 








“ Se estiver pronto a renunciar a tudo para levar o Reiki ao mundo, estará preparado para se tornar um Mestre de Reiki” (Hawayo Takata)

Benefícios que o Reiki oferece

Benefícios que o Reiki oferece

O Reikiano é um doador de energia, e no momento em que ele aplica o
reiki também é beneficiado com a energia.
o Reiki trabalha em três níveis:
  • O primeiro é o corpo físico (doenças) e o corpo entérico (sensações);
  • O segundo, o corpo astral (emocional), sentimentos e o corpo mental, os pensamentos;
  • O terceiro, o corpo espiritual, reconecta nossa alma com a paz espiritual.
“Os benefícios vão além da medicina tradicional, pois visam não só a cura, mas também o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. O Reiki permite o alinhamento dos chacras, reestabelecimento do campo de sua aura, aumentando a energia vital e a sutilização dos corpos”
os benefícios e indicações são infinitos. “Quanto mais você pratica, mais você recebe, e assim se torna cada dia mais saudável, equilibrado, calmo e, desta forma, tem mais chances de observar com clareza as possibilidades e opções que a vida lhe traz”
A sensação de bem-estar ao aplicar o Reiki no outro, num animal de estimação, numa planta, ao cozinhar é indescritível.

Possíveis reações e contraindicações

Destacamos possíveis reações da prática do Reiki:
  • Dores em regiões em desequilíbrio;
  • Dores de cabeça (resistência mental);
  • Liberação do intestino;
  • Sono exagerado;
  • Aversão a alguns alimentos (principalmente carne vermelha) e a cigarros, bebida alcoólica;
  • Aumento de sensibilidade.
Paz e luz a todos